Se você não é programador, Python pode ser seu ponto de partida, pois está no topo das principais linguagens de programação da lista de 2023 e também é o mais fácil de aprender. Se você conhece alguma outra linguagem de programação, aprender Python será muito fácil para você. Exceto pelas diferenças de sintaxe, os conceitos básicos da programação orientada a objetos permanecem os mesmos. Além disso, Python possui extensas bibliotecas que suportam quase tudo o que você deseja fazer,jogos,web,analise e entre outros.


Mas existe a melhor maneira de aprender Python? Continue a ler para saber mais!


Como é o Python?

Python:

Possui módulos de suporte legíveis e facilmente compreensíveis que incentivam a reutilização de código

Uma linguagem multiplataforma – codifique uma vez, execute em qualquer lugar (Windows, Linux, Unix, Mac, etc…)

Uma linguagem interpretada – o intérprete executa cada linha de código, uma por uma, facilitando a depuração

Código aberto, para que você possa praticar facilmente quando quiser

Além disso, Python possui um excelente conjunto de bibliotecas padrão que:

permitir integração com outras linguagens como Java, C, C++

suporta programação orientada a objetos

Com isso em mente, vamos examinar os tópicos que você precisa aprender para dominar Python, desde o básico até os tópicos avançados. Ao final deste artigo, você deverá ter um conhecimento sólido de Python que pode ajudá-lo a aprender a linguagem com um pouco mais de facilidade.

Para começar, você pode instalar o Python em sua página oficial.

A melhor maneira de aprender Python:

Qual é a melhor maneira de aprender Python? Honestamente, como acontece com qualquer coisa, não existe uma maneira “certa” de começar. Afinal, o cérebro de cada pessoa funciona de maneira diferente, o que significa que cada pessoa aprende de uma maneira diferente. Portanto, a melhor maneira de aprender Python é implementar tudo o que você lê. Basta abrir seu laptop, instalar o Python e começar a codificar. Você pode aprender à medida que avança!

Todo mundo tem suas melhores maneiras de aprender Python, mas uma coisa é certa: as dicas abaixo podem tornar isso mais fácil para você.

Se você não é programador, tenha um pouco mais de paciência. Você chegará lá com certeza. Python é a maneira mais fácil de entrar na programação (ou pelo menos uma das maneiras mais fáceis). A melhor maneira de aprender Python para quem não é programador é ir devagar e com paciência. Dedicar um tempo para entender os conceitos básicos antes de prosseguir pode ajudar a construir uma base sólida para você construir.

Pense em qual aplicativo você deseja criar primeiro e faça seu plano de aprendizado em torno dele. De preferência, tente construir um site simples usando Django ao longo do caminho.
Se você receber um erro, isso significa que você está indo na direção certa. Se você cometer muitos erros, isso é ótimo - porque é com os erros que você pode aprender a fazer as coisas corretamente no longo prazo. Cada erro deve deixá-lo animado e ansioso para encontrar a solução. O melhor aprendizado é por meio de erros e exceções.

Faça um curso online de renome para iniciar sua jornada em Python.

Aprenda a sintaxe ao longo do caminho. Não perca muito tempo aprendendo a sintaxe sozinho. Configure um projeto com um IDE como PyCharm e comece a codificar. Você conhecerá a sintaxe à medida que escrever mais código.

Comece com um projeto simples e aprimore a funcionalidade à medida que você codifica. Inclua conceitos mais complexos à medida que você começar a aprendê-los.

Aprenda isso e vai aprender de forma mais rápida:

1. Sintaxe Básica:
Variáveis e Tipos de Dados (inteiros, flutuantes, strings, listas, dicionários, tuplas).
Operadores (aritméticos, de comparação, lógicos).
Estruturas de Controle (if, else, elif, while, for).
2. Funções:
Definir e chamar funções.
Parâmetros e argumentos.
Retorno de valores.
Funções incorporadas (print, len, input).
3. Listas e Loops:
Listas e manipulação de listas.
Loops (for, while) para iteração.
4. Manipulação de Strings:
Concatenação, indexação e fatiamento de strings.
Métodos de string (split, join, replace).
5. Estruturas de Dados Avançadas:
Dicionários e Tuplas.
Compreensão de listas e dicionários.
Conjuntos (sets) e suas operações.
6. Tratamento de Exceções:
Try, except, finally.
Lidando com erros. 
7. Bibliotecas Padrão:
Importar bibliotecas.
Usar bibliotecas comuns, como math, random, datetime.